RSS
 

AJUSTE FISCAL

Benedicto Ismael C. Dutra
12/06/2015



Novamente caímos no ajuste fiscal, com o corte geral de gastos resultante da forma irresponsável como os gestores administram as finanças públicas. Não se trata apenas da chamada “responsabilidade fiscal”, mas da responsabilidade humana. Quem está no comando precisa definir objetivos que fortaleçam o país, sua economia e sua população. Em vez disso agem como se fossem reizinhos, que detonam todas as contas como se não existisse a hora da verdade.

Desconhecedor das forças atuantes, o governo, com as suas ideias fora da realidade, toma decisões nefastas. Um país se governa com bom senso e equilíbrio nas contas, visando sempre a melhora das condições gerais de vida. Querer introduzir ideias comunistas dá nesse disparate que os especuladores sabem muito bem como é: levar vantagem e deixar a ruína para a população despreparada e indolente.

O governo não deveria se envolver em negócios, mas com o advento da civilização do dinheiro, tudo se foi mesclando, e os socialistas se apressam em culpar o capitalismo pelo aumento da miséria. Mas o que é capitalismo? Um sistema que possibilitou a transferência do poder, que por muitos séculos permaneceu nas mãos da Igreja, e depois passou para as mãos dos detentores de dinheiro. No entanto, por trás sempre estão os próprios seres humanos. A espiritualidade, que já era fracamente cultivada, perdeu terreno de vez; o materialismo domina com seu egoísmo, sede de poder e vaidades. Os governos se tornaram submissos à nova fonte de poder e com isso todos terão de arcar com as consequências de seus atos.

A humanidade tem se deixado derrotar desde longa data, quando teve início o processo de afastamento da espiritualidade, passando o homem a criar normas de vida fora da naturalidade, desconectadas com o saber da Criação e do significado da vida. Usa-se paliativos para ir ajustando as consequências das ações. Desconhecem-se as causas.

Atravessamos a crise da nossa espécie. Falta a visão do real significado da vida. Falta consideração e respeito. Vida vazia sem conteúdo. Manipulação pelas imagens. Mais de meio século de progressão da violência cada vez mais embrutecida nas telas e na vida real.

É sempre importante refletir sobre a situação dos jovens. Não são burros; são desanimados, com pouca esperança no homem e no futuro. Precisam receber motivação certa. Falta-lhes a visão do significado maior da vida e muito bom senso para construir um país digno da nossa espécie. Necessitamos de muita força para impedir que o Brasil decaia no caos econômico e social.

Desde longa data o homem vem se afastando da naturalidade. O viver perdeu sentido. O homem se tornou um estranho na Criação que adentra numa fase de inexorável transformação. Há os que se julgam detentores do poder e lançam projetos tendentes a desumanizar ainda mais o ser humano, afastando-o ainda mais de sua essência espiritual.

O respeito e a consideração devem ser gerais. A riqueza vem da natureza. Todos precisam ter um trabalho condigno que lhes assegure o autossustento e a evolução pelo esforço próprio. A estruturação do dinheiro de forma independente da produção real possibilitou manobras escusas para o seu acúmulo tendente a aumentar o poder dos seus detentores, fortalecendo a moral materialista. Vale-se pelo que se tem. Há uma avalanche de pensamentos negativos inquietando os seres humanos, que poderiam se presentear mutuamente com bons pensamentos.

Em tudo se observa a vacuidade, a falta de propósitos mais elevados para a vida, e com isso a humanidade vai decaindo e chegamos onde estamos. A tendência geral é desanimadora. Diante da atual situação do planeta, com seus desequilíbrios ambientais, econômicos e sociais, muitos jovens começam a perceber que além dos prazeres, do consumismo e do dinheiro, há algo muito importante para ser vivenciado. A eles pertence o futuro e necessitam adquirir o movimento certo para uma forma de vida sadia e alegre, indispensável ao fortalecimento e a harmonia para manter o ser humano desperto e motivado a fim de alcançar a melhora geral.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.