O continuado afastamento de uma forma de vida calibrada no ritmo e sabedoria da natureza tem apresentado inúmeras consequências danosas para nossa saúde física, psíquica e mental. Urge nos conscientizarmos dos abusos e exageros, buscando alimentação sadia.
Tomemos algumas recomendações feitas por Jeovath Pinheiro, no livro O segredo das curas naturais – Tudo que você precisa saber sobre como chegar aos 100 anos.
CURA PARA OBESIDADE
Somente uma alimentação consciente e balanceada irá garantir o consumo equilibrado de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, como também a eliminação de seus excessos, entre eles a gordura abdominal.
As pessoas são induzidas constantemente por promessas de dietas que oferecem emagrecimento rápido e sem esforço. Muitas dessas dietas são desequilibradas do ponto de vista nutricional e não podem ser seguidas por mais de um mês sem risco de graves carências alimentares.
Outra desvantagem é que a maioria dessas dietas não ensinam bons hábitos alimentares, nem propõem mudanças de comportamento que ajudem a superar a tendência para engordar ou para comer compulsivamente. Mas o desejo de emagrecer rapidamente pode cegar e levar a uma escolha prejudicial à saúde. Uma prática muito adotada é o jejum. Um erro grave, porque leva a graves deficiências nutricionais e predispõe o organismo a desenvolver várias doenças como: anemia, desidratação e problemas cardíacos, podendo inclusive levar à morte. A atitude segura e duradoura para emagrecer perdendo somente o excesso de gordura é adotando um estilo de vida saudável, com uma alimentação consciente e balanceada, acompanhada de atividade física regular. Somente uma alimentação consciente e balanceada irá garantir o consumo equilibrado de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo, como também a eliminação de seus excessos, entre eles a gordura abdominal. Conseguir emagrecer perdendo qualquer peso (líquidos corporais, massa muscular, etc.), com uma dieta severa ou inadequada, dá toda a margem para engordar tudo de novo assim que voltar a comer “normalmente”. Por isso é importante adquirir hábitos alimentares que possam ser mantidos permanentemente – esse é o segredo do sucesso. Alguns endocrinologistas chegam a afirmar que a repetição do “emagrece-engorda” pode ser até mais prejudicial do que o excesso de peso em si.