RSS
 

NATUREZA

Benedicto Ismael C. Dutra
17/10/2015



“Tão logo o ser humano, em sua atividade, deixar como base a natureza permanecer realmente natureza, não procurando interferir nela nem modificá-la em suas espécies, mas sim exclusivamente trabalhar de modo construtivo, através da promoção de um desenvolvimento sadio, isto é, não torcido, então é que encontrará e receberá também a plena coroação de suas obras, o que até agora nunca poderia esperar, porque tudo quanto é violentamente desviado do natural só pode ocasionar, no crescimento, coisas ainda mais torcidas, que não possuem consistência própria nem durabilidade.” - Mensagem do Graal, Abdruschin

Eis as consequências:

O Instituto de Resiliência de Estocolmo publicou, em 2009, um vigoroso estudo interdisciplinar sobre os limites ou fronteiras planetárias.

As mudanças climáticas são apenas um dos limites ultrapassados pela ação humana: a perda de biodiversidade e o desequilíbrio do ciclo do nitrogênio pela agricultura industrial são outros processos que já fugiram do controle. Mas a acidificação dos mares, as mudanças no uso do solo, os desequilíbrios no ciclo do fósforo, a utilização da água potável disponível e a destruição do ozônio estratosférico são outros processos conhecidos que estão escalando.

Além disso, a ciência ainda não conhece bem quais seriam os impactos da crescente poluição química e a emissão de aerossóis na atmosfera sobre o Sistema Terra. Quando uma destas fronteiras é ultrapassada, ela desloca outras, em uma dinâmica complexa. Enfrentamos um conjunto de desequilíbrios crescentes e cumulativos, que estão escalando cada vez mais rapidamente.




Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.