RSS
 

Trajetória evolutiva do ser humano

Benedicto Ismael C. Dutra
11/10/2016



 Estudiosos perceberam que as fases da vida do indivíduo reproduzem os degraus da história da evolução da humanidade. No entanto, o homem moderno desconhece essa realidade. Então se torna indispensável que as novas gerações assimilem a trajetória da humanidade desde sua origem para adquirir consciência. Os jovens têm de reconhecer que a humanidade trilhou caminhos errados e precisa buscar o aprimoramento da própria espécie.
 
Estamos num impasse dramático diante de tantos desafios e dificuldades criadas pelo ser humano que, obstinadamente, não quer ajustar-se ao movimento evolucionista da Criação. As escolas não devem ser plataforma de ideologias, mas de busca do saber do significado da existência e preparo para a vida construtiva, a qual não é um jogo nem deveria ser um campo de luta. Muitos jovens estão percebendo isso. Deverão ser os novos agentes da melhora, da libertação dos erros do falso saber, trazendo de volta o bom senso, a esperança, a ética e a consideração, na busca de melhor futuro para os povos e para o planeta.
 
O hábito de ler está sendo perdido pelo culto ao imediatismo. As editoras precisam escolher bons originais para lançar apesar da venda destes ser incerta, pois se alcançamos algum progresso até agora isso se deu através dos livros. O livro é caro no Brasil porque as edições são reduzidas, o que não acontece em outros países onde há leitores inteligentes que valorizam os conteúdos.
 
Cada vez mais as pessoas estão sendo direcionadas para as ninharias e futilidades da vida, esquecendo-se do essencial. Ao espírito humano foi dado o corpo para encarnar e, ao corpo, o cérebro para raciocinar; mas o raciocínio, não dominado pela vontade interior do ser humano, subjuga o espírito indolente para reinar com a restrição materialista. Apesar de vislumbrar o maravilhoso funcionamento do cérebro, a humanidade ainda desconhece os mistérios existentes sobre o seu funcionamento.
 
Depressão e desequilíbrios emocionais são males atuais. No passado, eles ocorriam com menor frequência porque eram tempos menos acelerados, quando as pessoas conversavam amistosamente de forma relaxada, pois tinham alguma afinidade com o ciclo da vida, o que se perdeu na atualidade devido à correria atrás do dinheiro e das contas, sem tempo para pensar no significado da existência e nos motivos de termos nascido neste planeta, nesta época tão turbulenta e sem paz. 
 
Buscando o significado da vida as pessoas terão um propósito para preencher os raros momentos de contato consigo mesmas. A civilização se tornou materialista deixando de lado o idealismo e a espiritualidade, forjando um mundo áspero de pouca alegria. Para retornar aos dias felizes é preciso voltar a atenção à espiritualidade, à essência real da vida.
 
De século em século, em vez de caminhar na direção da verdadeira evolução, a humanidade tem sido conduzida para o oposto do que era desejado. Jesus indicou claramente para que os humanos se afastassem da estrada larga do comodismo, buscando conscientemente examinar e verificar tudo que lhe fosse apresentado, refletir intuitivamente para distinguir a verdade da mentira sobre a finalidade da vida. Quando as pessoas conseguirão redescobrir o prazer de ler e ao mesmo tempo adquirir novos conhecimentos e mais oportunidades para refletir?
 
Ganância e sede de poder têm impedido o progresso real. As novas gerações devem ser preparadas para se tornarem seres humanos de qualidade, benéficos a si mesmos e ao planeta. Após milênios percorrendo o curso evolutivo, os seres humanos deveriam ter mantido firme a conexão com o mundo espiritual de onde se originaram, reunindo em si todo o resultado do desenvolvimento até agora, alcançando o saber total da Criação para o viver com plenitude, em paz e alegria, com conforto material, saúde e, auto motivadas para atividades voltadas para o continuado aprimoramento das condições gerais de vida. Mas a espécie humana estagnou na indolência e preguiça, atrofiando os talentos do espírito, e se encontra muito abaixo do lugar onde deveria estar, permanecendo no erro quanto ao preparo das novas gerações. 
 



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


Benedicto Dutra comentou em 11/10/2016 - 11:10:19

O livro Trajetória do Ser Humano na Terra, Madras Editora, é indicado aos jovens de todas as idades que buscam respostas lógicas e coerentes, o livro parte da premissa do “quem procura, acha”, significando que o encontro está reservado àqueles que buscam. “Somente poderá achar respostas aquele que efetivamente as procurar”

Vitóx (vitorcam99@gmail.com) comentou em 16/01/2017 - 20:01:02

lindo, pesquisem sobre a centelha divina!

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.