RSS
 

Os descaminhos da religião

Benedicto Ismael C. Dutra
24/03/2017



O escritor Alain De Botton colocou a religião de lado e propaga o ateísmo em seus livros e entrevistas. Ele entende que as pessoas se tornam adeptas de uma religião, pois ela consegue manter a saúde emocional e dar sustentação psicológica para se aceitar e conviver com difíceis questões humanas, como morte, as desilusões e decepções no amor, na relação com a família, etc. Conforme a Wikipédia, De Botton propaga a utilidade e necessidade da prática do estudo da filosofia para todo e qualquer ser humano, assim como espalha o ateísmo. Porém, entendendo que as religiões devem ser substituídas de algum modo, ele criou a The School of Life endereçada às pessoas que não conseguem mais ver na religião uma fonte de saúde emocional e mental, e pretende substituir o vazio criado pela "não-existência de Deus" com cultura, literatura, filosofia, arte e psicologia. 
 
Para fugir da vida vazia de sentido, os pesquisadores poderiam se esforçar mais no sentido de compreender a Criação e suas leis cósmicas, cujo teor Jesus mencionou em parte de modo simples para aquela época. Mas assim como naquela época, atualmente as pessoas sabem pouco sobre o significado da vida e a razão de estarem encarnadas neste planeta. 
 
Jesus trouxe um complemento ao que se sabia sobre a vida, mas a religião ficou distante de seus verdadeiros ensinamentos e de sua missão de restabelecer o saber sobre a naturalidade das leis que regem a vida e a evolução dos seres humanos. Qual a finalidade de nossa existência? De onde viemos e para onde vamos? Por que existe tanto sofrimento na Terra? Quais são as leis que regem o mundo? 
 
No Universo, existem sistemas que podem ser reconhecidos por todos e são chamados pelos estudiosos de Leis da Natureza. Essas leis são encontradas na simplicidade de cada dia, como no dar e receber, no plantar e colher. Entre elas, podemos destacar a lei da gravidade, a lei do movimento, a lei da atração, a lei da ação e reação. A obra Na Luz da Verdade, de Abdruschin, discorre sobre diversos ângulos das chamadas Leis da Natureza ou Leis da Criação, evidenciando sua relevância para o entendimento do Universo e do cotidiano de cada um. Dentro dessa perspectiva, o autor mostra o caminho para que o ser humano possa atingir vibrações mais altas por meio de seus pensamentos, suas palavras e ações.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Comentários:


B. Dutra comentou em 25/03/2017 - 07:03:02

"Fizestes de cada Mensagem de Deus uma religião! Para vossa comodidade! E isso foi errado! Pois construístes para a religião um degrau todo especial e elevado, à parte das atividades cotidianas! E nisso se encontrava o maior erro que pudestes cometer, pois com isso colocastes também a vontade de Deus à parte da vida cotidiana, ou, o que vem a dar no mesmo, vós vos colocastes à parte da vontade de Deus, ao invés de unificar-vos com ela, de inseri-la no centro da vida e da atividade de todos os vossos dias! De tornar-vos uma só coisa com ela!" (Na Luz da Verdade, Adoração a Deus)

Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.