RSS
 

Saiba como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho

Maurício Sampaio
19/01/2018



 Você sabe lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho? Diariamente, nos comunicamos e interagimos com chefes, colegas e clientes e esses contatos podem ser positivos ou negativos. Em um ambiente corporativo, não é possível evitar todos os diálogos e “jogos” sociais comuns às relações humanas e, portanto, devemos aprender a lidar com as situações delicadas que nos desafiam, principalmente na convivência com pessoas difíceis.

Pensando nisso, preparei algumas dicas para que você aprenda a identificar pessoas tóxicas e não se torne uma vitima das suas armadilhas. Acompanhe!

Identificando os diferentes tipos de pessoas tóxicas

Identificar uma pessoa tóxica pode ser mais difícil do que parece, já que segundo Bernardo Stamateas, autor do livro Gente tóxica – Como lidar com pessoas difíceis, há pelo menos 13 perfis diferentes de indivíduos que se comportam de forma tóxica. Conheça alguns deles:
 
O invejoso
É uma pessoa ressentida pelo sucesso alheio e engajada em diminuir ou sabotar os feitos dos outros por se sentir ameaçada e diminuída por eles.

O desqualificador
Esse tipo de indivíduo tentará desqualificar seus colegas e subordinados para manter a autoestima deles sobre controle e ocupar a posição central.

O medíocre
Faz exatamente o que é pago para fazer e nada mais. Desencoraja qualquer iniciativa e desacredita qualquer atitude de mudança, tentando te convencer de que seus projetos não valem a pena.

O fofoqueiro
Passa seus dias buscando detalhes sobre a vida dos outros e disseminando falsos boatos ou meias verdades pretensiosamente manipuladas.

O chefe autoritário
Usa a necessidade do emprego e salário para exercer medo e coação por meio de uma atitude autoritária.

O manipulador
Parecerá sedutor em um primeiro momento e dirá qualquer coisa que você queira ouvir, mas não hesitará em utilizar meios abusivos para fazê-lo agir da forma que deseja.
 
O queixoso
Assume uma postura de reclamação contínua, sempre esperando que terceiros solucionem seus problemas. Ele continua a reclamar mesmo quando suas demandas já foram resolvidas.
 
É provável que você encontre alguns desses perfis ao longo da vida. Mas, em todo caso, esteja atento para identificá-los e se manter o mais distante possível desses indivíduos.
 
Lidando com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho

Você deve ter percebido que as pessoas tóxicas fazem parte de seu cotidiano e que um ambiente de trabalho pode ser totalmente afetado pela presença dessas pessoas. Como tentar mudá-las não é a melhor opção, vou lhe dar dicas para neutralizá-las em sua vida. Continue com a leitura e acompanhe com atenção:

Não se deixe abater
Não se deixar abater é a primeira grande dica que tenho para te passar. É importante não se curvar e entristecer com tais comportamentos nocivos. Lembre-se de que pessoas assim estão por toda parte e a melhor atitude que você pode adotar é estar atento para não ser prejudicado.

Evite o contato desnecessário
Comece a evitar as rodas de conversa da qual esse tipo de pessoa faz parte. Seja educado com todos, mas evite o relacionamento desnecessário para não se deixar levar em seus jogos de poder, já que isso pode prejudicar até mesmo sua imagem na empresa.

Mantenha o foco em seus objetivos
Manter o foco em sua carreira e em seus objetivos é a melhor saída para neutralizar a influência dessas pessoas. Por isso, se distancie emocionalmente e seja racional ao perceber as tentativas de manipulação.

Ignore-as e não se desestabilize e, caso haja persistência, lembre-se de que existem medidas legais para se defender do assédio moral.

Se policie para não se tornar uma pessoa tóxica
Por fim, atente-se para que você não se torne uma pessoa tóxica. Muitas pessoas nem percebem quando estão desempenhando esse tipo de papel e, por isso, é importante estar sempre atento ao nosso próprio comportamento frente aos desafios de nossa vida pessoal e profissional.
 
Lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho nem sempre é uma tarefa simples. É preciso muito domínio e frieza para evitar que indivíduos afetem nosso rendimento e motivação para lutar pelos nossos objetivos. Por isso, aproveite as dicas de hoje para se tornar uma pessoa mais forte e preparada para neutralizar qualquer influência negativa sobre você.



Maurício Sampaio é fundador e trainer do Instituto Maurício Sampaio. É pós-graduado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).Certificação em Leader & Executive Coaching com reconhecimento pelo Behavioral Coach Institute e pelo ICC – International Coaching Counsil.Certificação em Mentoring Trainining Certification pelo IBC (instituto Brasileiro de Coaching) e pelo CAC (Center For Advanced Coaching).Certificação em Coaching pela INNER Games School of Coaching, tendo como mentor Timothy Gallwey, considerado o pai do coaching mundial.Especializado em Pensamento Estratégico e Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas.Especializado em Orientação Profissional para Adolescentes pelo Instituto SEDES Sapientiai. Especializado em Marketing Pleno pela Madia Marketing School.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.