“Aprendendo a vender ao nosso subconsciente, outra área que os vendedores começaram a explorar cuidadosamente é a que envolve nossas misérias secretas e dúvidas interiores”. (Vance Packard, Novas Técnicas de Convencer)
Especializado no estudo do comportamento e das motivações humanas, Vance Packard escreveu vários livros sobre as técnicas de convencer. “Toda uma legião de especialistas se acha hoje a soldo de grandes empresas, sondando as profundezas da mente humana a fim de descobrir os mais íntimos motivos que levam as pessoas a aceitar como verdade aquilo que veem e ouvem com o objetivo de convencer o público à aquisição dos mais variados artigos”.
As pesquisas desenvolvidas após a 2ª Grande Guerra visavam alterar os hábitos mais comedidos da população, incentivando os indivíduos a consumirem mais e mais, dando origem à massificação, mas ao mesmo tempo provocando a redução da condição humana ao estado de maquinismo sem individualidade.
Cientistas sociais e psiquiatras cooperaram nos estudos que visavam influenciar o comportamento dos consumidores para que comprassem mais e fortalecessem a economia americana através do aumento da produção. Isso fez com que Vance Packard se preocupasse profundamente com o tipo de sociedade perturbadora que se engendrava através da nova engenharia humana, apta a manipular milhões de consumidores simultaneamente, através dos meios de comunicação, desenvolvendo temores e descontentamento.
O fato é que, em sociedades como a brasileira, estamos caminhando para um limite insustentável. É notório que estamos nos aproximando dos limites críticos do embrutecimento com a desagregação familiar, a baixa qualidade humana das novas gerações, o alastramento do uso de drogas e o aumento da violência. Estamos diante de graves problemas. O astro do cinema Sylvester Stallone, cujos filmes são recheados com excessiva pancadaria, foi deselegante em seu comentário sobre o Brasil. No entanto, ele deve ter ficado muito assustado com o que viu por aqui e não podemos discordar dele quando disse que muitas coisas “mostram o quão problemático é este lugar”.
Quando observamos o aumento de meninas grávidas precocemente, não podemos deixar de ficar preocupados com o futuro, pois muitas delas não têm o mínimo preparo para serem mães.
Alguma ação concreta e consistente precisa ser posta em prática com urgência, pois as mães se quedam assustadas em suas casas sempre que seus filhos mais jovens saem às ruas. Homens e mulheres sempre ficam apreensivos quando precisam se locomover pelas cidades, caminhando ou com automóvel.
É necessário que as autoridades e os empresários promovam ações motivacionais urgentes para que seja alcançada a melhora da qualidade humana através de influências positivas, da mesma forma como têm sido aplicadas para o convencimento dos consumidores e dos eleitores, fato amplamente estudado nos livros de Vance Packard.
Para alcançarmos um futuro melhor chegou a hora de aplicarmos novas técnicas para que as pessoas sejam influenciadas positivamente para escapar das garras da cobiça, da inveja, do medo e do ódio. Que sejam amantes da paz e da sabedoria, que se esforcem para se tornar seres realmente humanos em busca de um futuro melhor e mais bonito. Ainda resta algo de bom no íntimo de cada ser humano que deve ser mobilizado para a melhora geral através de forte apelo motivacional, antes que seja tarde demais.