RSS
 

Elogie mais, critique menos

Newton M. Campos
15/12/2020



Blog sobre Educação do Estadão é leitura obrigatória para quem se preocupa com a melhora da qualidade humana.

 Trata-se de deixar de criticar tanto as fraquezas das pessoas e passar a enaltecer as coisas boas que elas fazem. Isso é muito importante e deveria ser levado a sério pelas TVs, cuja programação foca sempre no negativo, no que acontece de pior, no que há de pior no ser humano, predispondo os espectadores ao pessimismo, descontentamento, desânimo, falta de coragem para dar a volta por cima. 

Estudos recentes realizados nos Estados Unidos demonstram que cada crítica que você faz a uma pessoa requer pelo menos três elogios como compensação psicológica. Por exemplo, os casamentos que duram mais são aqueles em que a esposa ou o marido realizam uma média de quatro a cinco elogios para cada crítica feita ao cônjuge. O mesmo acontece no ambiente de trabalho e deduzo que o mesmo deveria acontecer num colégio ou numa universidade.

A Liderança Positiva se concentra em promover o melhor das virtudes humanas. Baseia-se no pressuposto de que todos nós temos uma inclinação em fazer nossas atividades melhores se somos estimulados nesse sentido. De alguma forma, trabalhamos mais e mais felizes se somos elogiados por nossas fortalezas do que criticados por nossos defeitos.
Trata-se de deixar de criticar tanto as fraquezas das pessoas e passar a enaltecer as coisas boas que elas fazem.

http://blogs.estadao.com.br/a-educacao-no-seculo-21/



Newton Campos – Com experiência nas áreas de tecnologia e educação superior, participou de numerosos projetos em distintos países. Atualmente leciona e trabalha na IE Business School da Espanha, com profissionais que criaram alguns dos melhores programas de pós-graduação em formato blended do mundo. É também professor da FGV-SP. Doutor em Criação e Gestão de Negócios pela FGV-SP, passou por organizações como PricewaterhouseCoopers, Telefónica e IIM Indian Institute of Management, além de ter participado na criação de diversas empresas no Brasil entre 1997 e 2010. É colaborador do Blog Educação do Jornal O Estado de S.Paulo.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.