RSS
 

ENCONTRO COM OS ASSISTENTES SOCIAIS DE EMBU

Benedicto Ismael C. Dutra
14/12/2010



No dia 3 de dezembro, no Parque Francisco Rizzo, localizado em Embu das Artes, tive a oportunidade de conversar sobre a vida e a heroica atuação dos técnicos da Assistência Social do município. Em face da grande falta de preparo para a vida, todas as dificuldades não resolvidas acabam sendo encaminhadas para a Assistência Social, fazendo com que os servidores tenham de se desdobrar para o atendimento das mais variadas demandas da população carente. No final do dia, ao retornarem para casa, exaustos, os técnicos precisam fazer um grande esforço para higienizar a mente e não envolver a família nos seus problemas de trabalho.
 
Eles querem ajudar as pessoas e a comunidade, fortalecer a população, pois para isso se prepararam, mas, mesmo assim, a atualidade apresenta muitos problemas e dificuldades, pois uma significativa parcela da população carente se deixou envolver pela falta de esperança caindo na estagnação, esquecendo que cada um tem a responsabilidade de se movimentar para alcançar um futuro melhor. Nesse sentido os empresários e a mídia poderiam desenvolver um esforço de conscientização, buscando meios para incentivar a população para a busca de mais saúde, mais educação e mais qualidade de vida.
 
Sabemos que para mudar o mundo e melhorar o futuro, temos que começar pelas pessoas. Todos nós queremos um mundo melhor, mas para isso precisamos de seres humanos que visem a melhora continuada, que revelem o melhor de si por meio de seus pensamentos, palavras e atos. Somente através do saber poderão surgir seres humanos de elevada qualidade, livres de fanatismos, aptos a construir um mundo de beleza, paz e alegria.
 
Há muito descontentamento e ódio espalhados pelo mundo. A Terra precisa de pensamentos de amor desinteressado. Quando sentimos a dor e a aflição alheia e nos condoemos, é como se mandássemos uma ajuda luminosa que alcança as pessoas abertas para isso.
 
Nas famílias menos preparadas, faltam estímulos para que as crianças tenham sede de saber. Sete em cada dez crianças brasileiras de até cinco anos estão fora da escola. Vivendo num ambiente com pouco incentivo para o aprendizado, as crianças  ficam limitadas para o aprendizado futuro. Temos que incentivar o ingresso na pré-escola como meio para suprir essa lacuna.
 
Enfim, o esforço dos técnicos da assistência social está voltado para capacitar as pessoas a se auto-ajudarem para que se transformem em seres humanos de qualidade, aptos a gerenciar a própria vida, contribuindo para a construção de um mundo melhor, mais belo e feliz! É nosso desejo que tenham a força e a coragem para enfrentar os enormes desafios dessa indispensável tarefa para o progresso do Brasil, e que possam contar com a compreensão das autoridades e da sociedade em geral.
 
Após o encontro com os técnicos da assistência social, recebi o seguinte e-mail: “Bom dia Prof. Dutra, meu nome é José Francisco da Silva, trabalho no PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor da Prefeitura de Embu. Fiquei muito feliz em assistir a palestra ministrada pelo senhor. Já assisti várias palestras sobre diversos assuntos, porém o tema abordado em sua palestra é extremamente atual e vem ao encontro de nossa realidade. Também fiquei feliz em saber que teremos o Rotary como parceiro em Embu. Digo isso porque conheço o trabalho realizado pelo Rotary Club, pois tenho um filho que é aluno de uma instituição em São Paulo chamada Lumen e que esta entidade está fazendo a diferença em nossas vidas. Mais uma vez, parabéns pelo jeito simples, porém certeiro de transmitir conhecimento. Um grande abraço, JFS”.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.