RSS
 

PLANEJAMENTO PARA 2011

Benedicto Ismael C. Dutra
07/01/2011



De todos os países surgem as imagens das festas para receber o ano novo, como indicativo de que estamos na época de planejar novo recomeço, mas quem estiver de ressaca devido aos abusos da “virada”, vai ter de esperar que ela passe, para não entrar entorpecido, com a visão turva e a mente desorganizada, voltando para a rotina massacrante após uma breve válvula de escape.

É um quadro lamentável que vemos no dia seguinte, cada vez mais lixo, garrafas, latas espalhadas pelas ruas, às vezes até algum corpo semi-desmaiado pelo chão.

Mas, voltando ao recomeço, temos que extrair a experiência do passado para não repetir os mesmos erros que fazem da vida uma passagem medíocre sem sentido. Procurar o saber das Leis Naturais da Criação para não ir contra elas, mas servir-se de sua força e auxílio. Estabelecer metas sem ressentimentos, sem queixumes, guardando as energias para o preparo, para a conquista que for permitida no novo ano.

Temos de reagir de forma otimista ao ambiente e situações que teremos de enfrentar. O bom resultado é alcançado por meio do cumprimento das pequenas tarefas diárias, que se acumulam com o tempo e levam as realizações a se concretizarem.

Atente para cada palavra que usar. Palavras negativas que revelam frustração e outros sentimentos menores nos trazem de volta a mesma espécie. Os obstáculos surgem para medir a intensidade de nosso querer.

É necessário limpar a dimensão emocional da vida interior e o foco dos pensamentos, livrando-se de qualquer tipo de ressentimento, abandonando qualquer bagagem do passado. Todo esse lixo retarda a realização.

Um único pensamento negativo é como um germe que atrai outros germes. Quando menos esperamos a mente está infectada. Não consegue enxergar com clareza nem pensar direito. A contaminação aumenta o pessimismo e nos leva a procurar problemas em vez de soluções. Essa doença nos transforma em vítimas ao invés de vencedores.

Temos de estabelecer metas e ir ao seu encontro. Aprender a perdoar, e saber que somos os principais responsáveis pelo futuro que o ano novo nos reserva. Buscando a melhora contínua e o nosso aprimoramento como seres humanos, seremos vencedores e felizes.



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.