RSS
 

MANUAL PRÁTICO DE IMPLANTAÇÃO DE TREINAMENTOS CORPORATIVOS

Carolina Olival Trovó
25/02/2011



Apresentação

Esse livro nasceu da vontade de ajudar empresários a planejar e conseguir o máximo proveito dos treinamentos que são oferecidos aos colaboradores. Isso só foi possível depois de quase uma década de trabalho e dedicação na implantação de cursos corporativos, especificamente cursos de inglês para o mercado executivo. Mas meu propósito aqui é fornecer um manual de uso prático que tenha os pontos principais para garantir o sucesso na implantação de qualquer programa de treinamento corporativo, seja ele qual for.
 
Durante meus contatos com as tantas empresas com as quais tive oportunidade de trabalhar, sempre me chamou a atenção a relação entre os resultados dos cursos, em termos de frequência e aproveitamento por parte dos alunos, e a atitude do responsável na empresa pela implantação e manutenção dos cursos. O tempo mostrou que se a busca por resultados não for adotada de cima para baixo, quer dizer, começando pelo responsável pela implantação dos cursos, o resultado dos mesmos estará fadado ao fracasso.
 
Parece óbvio, mas na prática não é. Muitas empresas, por diversos motivos, acabam terceirizando a implantação e o monitoramento de seus treinamentos, ou até mesmo deixando para o colaborador a busca por resultados. Não é difícil imaginar que uma terceira parte contratada para monitorar cursos não terá nunca a mesma eficácia que um gerente ou diretor da própria empresa cobrando resultados.
 
Quanto a deixar os resultados dos cursos à mercê do bom senso dos colaboradores, só tenho a dizer que se houvesse realmente esse tipo de "bom senso", o próprio colaborador teria identificado sua dificuldade na área em que precisa ser treinado, e faria o curso por conta própria, não é? Salvo poucas exceções, não encontrei casos significativos de treinamentos corporativos que tenham dado certo por boa vontade dos alunos, sendo sempre necessária uma motivação orientada pela empresa para a busca de resultados concretos.
 
Entendo que nos dias de hoje, em que o volume de trabalho é gigantesco, é complicado encontrar tempo e recursos para fazer um monitoramento interno dos cursos que são oferecidos pela própria empresa, mas se essa decidiu investir em cursos, não vejo outro caminho que não seja investir também um pouco de energia no monitoramento dos mesmos. Afinal, um curso que não gera resultados é um gasto sem sentido, além do que os colaboradores continuam com a deficiência que tinham antes da implantação dos mesmos, o que gera um problema ainda maior para a empresa.

Espero que este pequeno manual possa contribuir para que cursos corporativos contratados com base nas sugestões aqui propostas apresentem real retorno de investimento.

Contato:
Entre em contato com a autora para esclarecer dúvidas ou contar suas experiências em implantação de cursos:
R. Gomes de Carvalho, 1.327 – Vila Olimpia
04547-005 – São Paulo – SP



Carolina Olival Trovó é arquiteta e administradora de empresas por formação. Atuou em diversas área e entrou no ramo da educação através de uma franquia internacional de escolas com foco no ensino de inglês para executivos. Especializou-se no atendimento de empresas e na implantação e monitoramento de cursos corporativos.
Comentários:


niceia (niceia@onda.com.br) comentou em 13/06/2012 - 21:06:14

olá
gostaria de saber onde posso adquirir o livro: Manual pratico para implantaçao de curso corporativos. obrigada


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.