RSS
 

EMBU E SEU PLANO DIRETOR

Antonio Carlos Gomes
23/07/2011



Municípios que têm o que o Embu tem, devem usar exatamente isso a seu favor e ganhar muito mais aproveitando esses recursos

O que está relatado neste blog é uma imagem muito clara do que querem fazer com Embu das Artes. O triste, é que muitas pessoas estão realmente achando que só querem manter o verde os donos de terrenos que são residentes do Embu!

Ao menos, a princípio, esses já são donos desses terrenos e os mesmos, de certa forma, estão protegidos, mas sabemos que o Poder Público também pode mudar isso. Então, o que iriam querer esses moradores? Querem de fato PROTEGER A NATUREZA!

E não são só moradores do Embu que querem isso, são dezenas, centenas, milhares e milhões de pessoas que querem. Essa mesma NATUREZA que gera tantas belezas, riquezas e benefícios, não só para quem mora perto, mas mesmo para quem mora bem distante, e essa mesma NATUREZA faz com que centenas de Municípios espalhados pelo Brasil e pelo mundo, GANHEM MUITO dinheiro graças exatamente a isso: TER A NATUREZA PRESERVADA!!!

Ganham muito com o TURISMO local, gerando milhares de empregos, trazendo divisas para o Município, deixando esse Município RICO… e, graças à isso, dando subsídios para o Poder Público fazer o que tem como DEVER fazer: dar estudo, saúde, segurança, emprego e qualidade de vida!

Claro que existem várias formas de um Município ganhar dinheiro. Pode ter Indústrias, Empresas Prestadoras de Serviço, Construtoras e assim por diante. Mas Municípios que não tem nada a mostrar para visitantes, tem mesmo que gerar empregos com Indústrias/Empresas, mas esse não é o caso do Embu.

Municípios que têm o que o Embu tem, devem usar exatamente isso a seu favor e ganhar muito mais aproveitando esses recursos, ao invés de devastar para construir e permitir Indústrias e Empresas com grandes áreas.

Mas alguns moradores da nossa região creem que os que defendem a NATUREZA não querem ou não precisam de emprego. TODOS precisam de emprego. Mas o emprego pode vir de várias formas, uma delas é sem DEVASTAR, SEM POLUIR, SEM CAUSAR IMPACTOS ao meio ambiente, na medida do possível.

Temos um exemplo aqui no Embu: é uma empresa prestadora de serviços na área da limpeza. Essa empresa gerava mais de 3000 empregos (digo "gerava", pois na época que a empresa em que eu trabalhava mantinha contato com eles, há cerca de 10 anos, era assim, mas agora não tenho mais contato e não sei com quantos funcionários eles contam hoje). E a área que eles ocupam é pequena e muito bem cuidada e em harmonia com a Natureza. E hoje mesmo, conversando com um cliente que atua na área de Engenharia (eles estão numa área próxima à Av. Cidade Jardim – SP), perguntei quantos funcionários eles têm: 40 funcionários… e numa casa grande!!!

Então, por que permitirmos empresas que ocuparão áreas enormes e gerarão poucos empregos e ainda irão causar devastação? Que colocarão em risco os mananciais e comprometerão a qualidade e a quantidade da nossa água. Será que alguns moradores pensaram nisso? Por que desmatar áreas enormes só para uma empresa de logística se instalar, gerando quase zero de emprego por metro quadrado e ainda causando um impacto ambiental enorme e enormes congestionamentos?

Quem vai ganhar com isso?

Vamos ver os “galpões” que já se instalaram na Estrada Dona Maria José Ferraz Prado e ver quantos empregos geraram… Assim é fácil enganar as pessoas, dizendo que estão preocupados em gerar empregos. Se essa for realmente a intenção, então vamos mostrar quais empresas de fato geram empregos, talvez a Prefeitura de Embu da Artes não saiba.

Quem quer emprego deve ver quais empresas geram mais emprego e ver que qualificações essas empresas procuram em seus funcionários, pois de nada adiantaria vir uma empresa que usa alta tecnologia que certamente precisará que pessoas altamente qualificadas.

E o setor de serviços emprega muito mais do que o das indústrias.

Podemos ter Hotéis e Pousadas para que as pessoas passem de fato a visitar o Embu e dormir no Embu, que é o que se faz em cidades turísticas. E esses turistas gastam com refeições e compras. Essas compras podem ser de artesanatos, mobílias, quadros, plantas, bolsas, lembrancinhas, enfim, dezenas de outras coisas. Também podemos ter alguns pontos preparados para pequenos comércios, como farmácias, padarias, açougues, consultórios etc., justamente para termos no Itatuba condições mínimas de vida, para quem não tem transporte próprio não ter que ir longe para poder comprar, se tratar, se divertir.

Enfim, temos tantas outras possibilidades, gerando mais empregos e mais recursos para o bairro do Itatuba e região e sem devastar.




Comentários:


maria Christina Ferreira Gomes comentou em 28/08/2011 - 12:08:59

Sou defensora da natureza e apoio todos os que lutam em defeza da mesma.Se não preservarmos hoje o que restam de mananciais, não teremos mais possibilidades de sobrevivência, e o caos será fatal!


Os comentários não representam a opinião do site Vidaeaprendizado, a responsabilidade é do autor da mensagem.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.