RSS
 

EMBU – DAS ARTES OU DAS INDÚSTRIAS?

José Guimarães Duque Filho
02/08/2011



Vamos nos engajar, o Brasil inteiro, pela preservação dos valores da natureza.

O município do Embu, no Estado de São Paulo, ainda neste ano de 2011 realizou um plebiscito para troca do seu nome: Embu ou Embu das Artes. A decisão dos eleitores habitantes foi mudar para Embu das Artes, pois o município é notoriamente das Artes. Parabéns ao povo que muito bem escolheu.

O município é atravessado pela BR116 ou Rodovia Régis Bittencourt no trecho São Paulo-Curitiba. No lado leste encontra-se o Distrito Industrial e no lado oeste, residências, comércios, serviços, oficinas de artesanato, Área de Proteção Ambiental Embu Verde e turismo.

Com todas estas características beneficiadoras de uma superior qualidade de vida, muito pouco encontrada na capital Paulistana e seus arredores, o projeto de alteração da Lei do Plano Diretor de Embu das Artes está forçando a barra para criar um corredor industrial no lado oeste da cidade, ocupando parte da Apa Embu Verde e prejudicando enormemente a qualidade de vida de seus habitantes, além de ferir um espaço de Mata Atlântica, que se torna cada vez mais rara no Brasil. É uma lástima que a ganância especulativa e a politicagem eleitoral (próximo ano tem eleições municipais) queiram destruir um patrimônio verde importante da Mata Atlântica.

Assim como seus habitantes escolheram muito bem seu novo nome será que a alcunha de Embu das Indústrias será usada no futuro próximo?  Embu das Artes ou Embu das Indústrias?

Embu das Artes, uma terra do verde, do turismo, da qualidade de vida.

Vamos nos engajar, o Brasil inteiro, pela preservação dos valores da natureza. Desenvolvimento sim, destruição não. Atividades econômicas devem ser estimuladas no Embu das Artes sem a degradação causada pelas indústrias.




José Guimarães Duque Filho é Engenheiro Civil, Mestre em Edificações.
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.