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SOCORRO! Onde foi parar meu lucro!

Odilon Afonso Bezerra Correia
29/08/2011



Quantas vezes nestes últimos tempos você se viu em frente do espelho falando e desabafando com sua própria imagem “Eu sou competente, conheço meu negócio como ninguém e porque não estou ganhando dinheiro?”.

Não se surpreenda, você não está sendo o único a viver essa situação. Cada vez mais assistimos empresários e empreendedores, que construíram sucessos, constatarem que a boa situação que desfrutavam começa escapar de suas mãos. A disponibilidade financeira começa a encolher, surgem problemas de pagamentos na empresa, é difícil respeitar as datas dos holerites, os impostos passam a incomodar muito mais que anteriormente e recorrer a bancos deixa de ser eventual e passa a ser condição de solução dos problemas do dia-a-dia.

O que mudou para isto acontecer? Certamente você continua fazendo tudo que fazia, quando conquistou o seu sucesso. Continua empenhado no seu trabalho, é um profissional conhecedor, a qualidade de seu produto é boa, a família está junta na empresa e, portanto, pareceria não faltar mais nada para que o sucesso continuasse.

É exatamente devido a este raciocínio, que a coisa começa a pegar. Este mundo globalizado que estamos vivendo avança de uma maneira contundente e inexorável; e por conta disto, sem tréguas, os mercados se alteram, se diversificam e se deslocam com uma rapidez impressionante. Uma evolução técnica no Japão pode fechar uma empresa nos EUA, diminuir as exportações do Brasil e provocar uma cadeia de acontecimentos pelo mundo afora.

Além destes aspectos técnicos, a quantidade de alternativas e opções aos produtos do mercado, que já é grande, é ainda sacudida diariamente por novos lançamentos, somando cada vez mais, novas opções para satisfazer o cliente.

Tudo isto ocorre, pois já estamos vivendo, no mundo empresarial brasileiro, a era do “foco no cliente” e quebrando todos os paradigmas até então vigentes.

O cliente é Rei, tem opções de escolha de produtos, preços, e só tende a se relacionar com quem busque atender integralmente suas necessidades.

Este fato obriga a empresa a se reinventar sistematicamente, para atender essas exigências crescentes dos clientes. E não pensem que elas vão parar onde estão.

Vão continuar crescentes, exigindo ainda mais qualidade, mais opções, menores preços e mais comprometimento do fornecedor, até mesmo em conhecer suas dificuldades, para se envolverem na solução dos problemas dos clientes que queiram ter.

Podemos dar como um bom exemplo deste novo paradigma empresarial a Rotoflexo & Conversão. É uma publicação que construiu seu sucesso com este foco de atender o cliente e o mercado, ajudando as empresas em suas necessidades técnicas, mercadológicas e informativas de uma maneira geral.

Nestas mudanças de paradigmas do mundo corporativo, começam a cair os primeiros conceitos que anteriormente eram básicos como:

Aumento minhas vendas que o lucro aumentará.

Hoje esta premissa já não é verdade absoluta. Para este fato continuar a ser alavancador de sucesso, este aumento do volume de venda precisa estar condicionado ao atendimento das novas conceituações.

Esta nova abordagem empresarial, esta nova conceituação, deve obrigatoriamente focar no cliente e no lucro, para atender as necessidades conjunturais determinadas pelo novo modelo do mercado mundial globalizado. Neste novo mundo corporativo e de acirramento crescente da competitividade, passa a ser indispensável que a empresa identifique e passe a explorar muito claramente:

O que é importante para o meu cliente?
Onde minha empresa pode gerar lucro?
Como posso aumentar minhas vendas neste espaço?

Estas novas conceituações implicam na necessidade de aumento do número de iniciativas e táticas estratégicas, para manter sua empresa acompanhando as mutações da zona de lucro do seu setor.

Daqui para frente, para uma empresa subsistir será necessário ter respostas efetivas aos questionamentos desta nova concepção do negócio:

Por que um cliente precisa comprar meus produtos?
Por que um cliente deve comprar meus produtos?

Neste novo plano mercadológico a correta concepção do negócio passa a exigir uma perfeita combinação entre o conhecimento detalhado dos clientes e as técnicas de conquista do lucro, ambas gerenciadas harmonicamente e com grande criatividade estratégica.

As respostas às perguntas selecionadas acima são os de ponto de partida para que as empresas redefinam a concepção e a forma de fazer seus negócios, entrando nestes novos conceitos de gerenciamento empresarial, indispensáveis a continuidade das empresas neste mundo globalizado.

A concepção do negócio das empresas modernas, para serem bem sucedidas e terem lucros crescentes, precisam ser concebidas de tal forma que seus principais elementos sejam alinhados às mais importantes prioridades dos clientes e visem lucratividade. Estes elementos devem ser testados no que se refere à consistência e sinergias de modo a garantir que as funções de concepção do negócio tenham coerência e reforcem mutuamente o todo.

Estes novos paradigmas se estruturam em quatro elementos estratégicos:

 
E. Estratégicos
Principais Abordagens a Trabalhar
Clientes
Que clientes quero atender?
Que clientes permitirão que minha empresa gere lucro?
A que clientes posso agregar valor real?
Lucro
Qual é meu modelo de lucro?
Como minha empresa pode gerar lucro?
Como posso transformar em lucro uma parte do benefício criado para o cliente?
Estratégia
Como posso proteger meu fluxo de lucro?
Por que os clientes devem comprar meus produtos?
O que torna minha proposta diferenciada dos concorrentes?
Que ações podem equilibrar o poder dos clientes e dos
concorrentes?
Atividades
Que atividades minha empresa executa?
Que produtos, serviços, e soluções desejo vender?
Que produtos, atividades ou funções quero fazer internamente?
Que produto, atividade ou função quero subcontratar, terceirizar ou oferecer junto com um parceiro?

Caro empresário/empreendedor, começando a identificar redução da rentabilidade de sua empresa, se apresse em verificar se está adotando a estratégia correta para esta conjuntura que ela está agora inserida, evitando o agravamento do problema e retomando o caminho dos bons lucros.

Caso não esteja familiarizado com estas estratégias de conquista do lucro, peça ajuda e elimine o problema, antes que ele contamine sua empresa e comprometa seu patrimônio.

Sucesso nesta empreitada.




Odilon Afonso Bezerra Correia é Presidente do Rotary Club SP Jardim América 2011/12, engenheiro industrial com especialização em Management pela École de Management de Paris, Sócio Diretor da CG Consulting Consultoria especializada em assegurar resultados estratégicos e crescimento das margens de lucro de empresas – www.cgconsulting.com.br – www.lucroempresarial.com.br
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