RSS
 

A ARTE DE COMANDAR

Benedicto Ismael C. Dutra
31/05/2012



Cristóvão Colombo acreditava ser um mensageiro dos novos céus e da nova terra. Isaac Newton acreditava que a observação da natureza o levaria ao entendimento de um plano divino. César acreditava que, pelas conquistas, transformaria Roma num império organizado. Todos eram líderes. Em comum, o fato de acreditarem num ideal.

Em A arte de comandar, Francesco Alberoni traça o perfil do líder e revela que sua tarefa exige virtudes como a intuição para estabelecer funções, sinceridade para atrair a genuína simpatia, objetividade para criar ordem e hábitos corretos, firmeza para conferir sentido às ações dos que estão sob comando. Imbuído desses atributos podem, então, encontrar a força necessária para vencer a adversidade, combater a ambição e driblar as constantes armadilhas impostas pelo poder.


O objetivo deste livro não é ensinar a conquistar o poder e possuí-lo a qualquer custo. Recursos como a ameaça, a extorsão, a chantagem ou a corrupção não são indicados por Francesco Alberoni para quem deseja liderar. Ao contrário, a proposta de A Arte de Comandar é revelar formas de merecer o poder e exercê-lo dentro das normas de moralidade valendo-se de atributos como a criatividade, a confiança, a generosidade e a perseverança.

Para alcançar, no entanto, as metas que estabelece neste livro, encontram-se também as faces negativas do poder que, com frequência, deixamos prevalecer ou toleramos com passividade.

Este é um tema de importância vital nos tempos de hoje, principalmente quando consideramos que, ao longo dos últimos anos, no Ocidente, criou-se um conceito de valor e de confiança em que estão incutidos o egoísmo, a cobiça, a corrupção e a prepotência. É vital que conheçamos, todos, a arte do justo comando. Não apenas o político, o magistrado, o empresário, o policial e o comerciante. Mas também pai, mãe, professor e todos aqueles que tenham responsabilidade em relação a outro ser humano.

A Arte de Comandar – Francesco Alberoni – Ed. Rocco – (p. 113/114)

Veja também: Intuitivos e Sistemáticos



Benedicto Ismael Camargo Dutra é graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, faz parte do Conselho de Administração do Hotel Transamerica Berrini e é associado ao Rotary Club de São Paulo. É articulista colaborador de jornais e realiza palestras sobre temas ligados à qualidade de vida. É também coordenador dos sites www.vidaeaprendizado.com.br e www.library.com.br, e autor dos livros: “Nola – o manuscrito que abalou o mundo”;“2012...e depois?”;“Desenvolvimento Humano”; “O Homem Sábio e os Jovens” ,“A trajetória do ser humano na Terra – em busca da verdade e da felicidade”; e “O segredo de Darwin - Uma aventura em busca da origem da vida”(Madras Editora). E-mail: bicdutra@library.com.br; Twitter: @bidutra7
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.