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O PODER DO DIÁLOGO

Jonas O. Comin
14/03/2013



Conflitos são frequentes na vida cotidiana e no mundo corporativo.

Muitas vezes, ocorrem situações embaraçosas envolvendo chefes e subordinados, marido e mulher, empregadores e empregados, enfim, situações estas que podem ser resolvidas facilmente e através de um diálogo franco e aberto, sem medo e respeitando o ponto de vista do outro.

O diálogo deve ser uma via de duas mãos, onde um deve ouvir o outro, sem interrupções e sempre considerando que cada cabeça pensa de um jeito, cada um têm um ponto de vista a defender. Mas lembre-se sempre de que em um diálogo deve prevalecer o respeito e a calma.

A abertura de diálogo em situações difíceis é a melhor estratégia para resolver os problemas. Nas empresas, existem muitos problemas de comunicação. Saber ouvir é uma virtude e é um dos diferenciais para se ter sucesso em uma negociação. Isto se aplica tanto para nossa vida pessoal quanto para a nossa vida profissional.

Ouvir a voz interior também é muito importante, analisar cada ação tomada, usar a intuição e analisar friamente a situação: colocar-se no lugar do outro e tentar entender o seu ponto de vista.

No mundo corporativo, as empresas de maior sucesso são aquelas que ouvem os seus clientes e procuram atender as reais demandas do mercado. Portanto em um diálogo, é muito importante saber ouvir.

O problema é que atualmente muitas situações se complicam por falta de um diálogo franco e aberto. Um problema que poderia ser resolvido em questão de minutos, pode se arrastar por meses e ainda por cima macular um relacionamento interpessoal.

Nada melhor do que a comunicação verbal. Evite resolver situações complicadas e difíceis através de e-mails, mensagens ou telefones. Sempre que se deparar com uma situação difícil, onde envolve uma ou várias pessoas e tiver que tomar decisões, provoque o diálogo, esteja aberto para o que vier e procure chegar a um consenso. As ferramentas modernas de comunicação nos ajudam muito, mas jamais irão substituir o diálogo humano e o contato visual.

Quando for para um diálogo, vá desarmado. Procure dialogar com a outra pessoa, quando perceber que a mesma está em um dia calmo e com disponibilidade para conversar. Não force a situação, deixe o diálogo fluir, ouça com atenção o ponto de vista do interlocutor. A sua opinião não pode ser considerada como verdade absoluta.

Enfim, o diálogo e a comunicação no mundo moderno, devem ser praticados diariamente e sempre que a situação exigir. Devemos ser flexíveis, revisar conceitos, usar nossa intuição, refletir sobre o ponto de vista dos outros e acima de tudo saber respeitá-los. Só assim teremos uma vida tranquila e em harmonia, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Grandes conquistas em equipe, melhoria do fluxo de trabalho, delegação de poderes e tarefas, melhoria da qualidade de produtos e serviços, melhorias de processos, etc., surgem de simples diálogos e de conversas informais.

É isto aí!

Fonte: Comin.Corp



Comentários:


José Adolfo Zednik (jazmarchand@gmail.com) comentou em 11/01/2015 - 14:01:15

Em um verdadeiro e franco diálogo não há vencido e nem vencedor o que deve triunfar é a verdade

ENOQUERODRIGUES LOPES (enquerlopes@hotmail.com) comentou em 29/05/2016 - 20:05:35

Creio invencivencivelmente que em um diálogo, seja qual for o motivo, a verdade deve prevalecer sempre.

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