RSS
 

A FONTE DA JUVENTUDE DO DR. LUIZ FREITAG

Beatriz Azevedo Castro
20/12/2013



Nosso companheiro Luiz Freitag iniciou sua palestra perguntando se alguém já viu uma fonte que tivesse a juventude e complementa, até os dias atuais, ainda não foi descoberto medicamento capaz de evitar o envelhecimento, mesmo sendo este, desde épocas remotas, o sonho da humanidade. Existiu uma fonte da juventude? Não, não há provas da sua existência. Dr Freitag conta que na mitologia a fonte seria um rio, que saia do Monte Olimpo e passava pela Terra e por ser abençoado pelos deuses, seria capaz de dar imortalidade a pessoa que bebesse desta água. Até mesmo Alexandre, o Grande, o teria buscado, incitado por um conto hebraico.

Na Idade Média, vários exploradores patrocinados pela corte também saíram em busca da fonte. Um dos mais conhecidos foi Ponce de Leon, que saindo da Espanha rumou para a América em 1493, com patrocínio dos reis Fernando e Isabel. Quando em 1513, ele a procura de águas rejuvenescedoras descobriu uma ilha, deu-lhe o nome de La Florida, hoje conhecida como Florida, onde encontrou uma fonte com águas minerais. Atingido por flechas indígenas foi levado para Cuba, onde morreu.

Goethe, o grande poeta, dramaturgo e filósofo alemão, nascido em 1749 e morto em 1832, produziu entre outras obras, o Fausto, seu livro mais famoso até hoje incluído entre as 100 maiores obras da literatura mundial. Escrito em versos, foi iniciado quando Goethe tinha 60 anos, que para 1808 já era uma idade avançada. A obra concluída em 1832, ano em que morreu aos 83 anos, tem como principais personagens Fausto e Mefistófeles, que personifica o diabo. Numa conversa com Deus sobre a fraqueza da humanidade, Mefistófeles aposta que ficará com a alma de Fausto, mestre em filosofia, direito, medicina e teologia, já envelhecido. Para conseguir seu intento o diabo promete a Fausto o retorno da sua juventude em troca de sua alma. Antes de ingerir o líquido miraculoso Mefistófeles tenta dissuadir Fausto, dizendo que há outra alternativa e a explica: “Sem médico se obtém, sem ouro e sem feitiço. Vai para o campo, incontinentemente. Maneja a enxada, ativa o arado. Conserva-te a ti próprio e a tua mente um círculo chão, limitado, com alimento puro, nutre-te qual gado. Vive entre o gado, em suores cotidianos.  Adubar pessoalmente o campo e o agro não temas; Por remoçar-te de setenta anos. Crê-mo, o melhor é dos sistemas!”. Após refletir sobre isto, Fausto pondera que não tem o hábito de brandir a enxada, além do que a vida no campo à rústica não é o seu ideal e ingere a poção. Essa apologia de vida saudável preconizada por Goethe foi inspirada na obra do Dr Hufeland: “A arte de prolongar a vida humana”, onde o autor defende preceitos de ingerir alimentos naturais e sugere que os intelectuais passem algumas horas do dia trabalhando no campo.

Nos séculos XIX e XX, tiveram início algumas pesquisas científicas com o objetivo de prolongar a vida, como o estudo da transposição de hormônios de macacos para homens, sendo um dos pesquisadores o Dr Sérgio Voronoff, médico russo nascido em 1866 que migrou para a França para fazer pesquisas a fim de comprovar esta tese, mas não conseguiu comprovar cientificamente. Nesta época a testosterona ainda não havia sido descoberta.

Outro pesquisador, o Dr Adolf Braun nascido em 1817, fisiologista francês, propôs a teoria da organoterapia com a produção de um sulco de glândulas animais para exercer a função de reposição hormonal, também sem conseguir comprová-la cientificamente.

Passada a teoria dessas modas que enfatizavam glândulas hormonais, a melhor proposta desse século XXI: envelhecer com qualidade de vida. Cito aqui, disse Dr Freitag, alguns princípios que recomendamos com insistência aos pacientes: em primeiro lugar abandonar o vício do fumo; em segundo, prevenir a obesidade abdominal. Tratar sempre a pressão arterial – elevada é claro, controlar o diabetes com cuidados na alimentação e medicamentos; verificar periodicamente taxas de colesterol, triglicérides e ácido úrico. E por último, mas não menos importante, consultar seu médico de confiança pelo menos duas vezes ao ano.

E agora, disse o Dr Freitag, direi o que acredito que realmente seja a fonte da juventude: a eliminação do sedentarismo e do tabagismo, manter controlada a hipertensão, a diabetes e a obesidade e a adesão de um estilo de vida saudável, que proporcionarão menor possibilidade de câncer ou doenças coronárias ou vasculares. Mantenham atividades para ocupar o cérebro, a sociabilidade para reduzir o estresse. O maior inimigo é a falta de atividade física, pelo menos 30 minutos por dia. Cultivem amigos, participem de festas, vão a todas que puderem ir! Podemos enfrentar a velhice com dignidade lembrando as palavras finais do soneto do nosso famoso poeta, Bastos Tigre, nascido em 1882, jornalista, poeta e humorista:
Envelhecer:
Entra pela velhice com cuidado.
Pé, ante pé, sem provocar rumores
que despertem lembranças do passado.
Sonhos de glória, ilusões de amor.
Fonte: Rotary Club de São Paulo (pdf)



Beatriz Azevedo Castro, Diretora Executiva – Espaço Conhecimento – associada ao Rotary Club de São Paulo
Enviar um Comentário:

Nome:
Email:
  Publicar meu email
Comentário:
Digite o texto que
aparece na imagem:

Vida e Aprendizado 2011.
Reproduçao total ou parcial do conteúdo deste site deverá mencionar a fonte.