Pare de reclamar e arrume solução, diz Luiza Trajano Aos novos empreendedores, a empresária defendeu a importância de ser positivo e encontrar solução, ao invés de apontar problemas. “Tem gente que só vê problema. Olha para o negócio e torce para não dar certo. Eu não falo mal das coisas, eu me sinto responsável para ajudar o Brasil. E para de falar que lidar com pessoas é difícil. Arruma solução. Pega o melhor das pessoas e arruma uma solução”, explica. Para ela, empreendedores precisam ser vendedores e não podem tirar o olho do fluxo de caixa. “Sai da caixa, pensa e faça perguntas”, ensina. “Capital de giro não é lucro, é fluxo de caixa. Não se confunda”, diz. Atendimento é, para Luiza, o grande diferencial de um negócio. “Atendimento e inovação. Eu sou focada nisso e essas duas coisas nós só vamos conseguir através das pessoas. Atendimento hoje é a grande diferença. Operacionalmente hoje, eu tenho um SAC direto comigo. Quando a gente tem um cargo, as pessoas só falam o que a gente quer ouvir. Eu tenho uma linha direta, eu sei de tudo, gerente que namora, gerente que não abre loja, lá pode namorar a vontade, mas tem que contar”, afirma. Seu conselho para quem quer fazer um negócio crescer é não ter medo e apostar em talentos. “Líder é aquele que leva as pessoas mais longe do que elas poderiam chegar. Ache o talento. Sem pessoas não tem inovação e não tem atendimento”, sugere.
Fonte:
Exame